Adestramento Curitiba com Aguinaldo Diniz

 Aguinaldo Diniz é especialista em comportamento canino, sem abuso físico e sem traumas.  Escritor do Livro - Por Dentro Da Mente Dos Cães

Seu cão merece o melhor em adestramento de cães!

 

Como Ensinar Comandos e Tornar o Seu Cão Mais Obediente, Sociável, Tranquilo e Controlado em Casa e nos Passeios ?

É bem comum quando as pessoas adquirem um cão, buscar dicas de adestramento na internet. O que os donos não sabem, é que a maioria das dicas são apenas teorias vazias que "adestradores" de fim de semana, tentam transmitir. Outro detalhe é que o adestramento de cães encaixa-se na categoria de curso livre. Assim, qualquer um pode se intitular "adestrador", sem ter um mínimo de conhecimento do comportamento animal. Desta forma, a certeza de conseguir a "dica" correta cai consideravelmente para quase zero. As mais variadas dicas que existem, deixam inúmeras dúvidas, e o contato com o cão poderá ser prejudicado. Os cães crescem rápido demais para usar dicas erradas e você ficar com o problema. Queremos contribuir com informação de qualidade. Assim sendo, vamos dar algumas dicas que realmente funcionam, não teorias vazias, mas dicas que você pode colocar em prática imediatamente. É muito importante, você ler o livro POR DENTRO DA MENTE DOS CÃES, pois assim terá uma compreensão melhor do que vamos passar.

 

Em primeiro lugar, você precisa conhecer seu cão. Saber se ele é DOMINANTE, EQUILIBRADO ou SUBMISSO. (você encontra as informações para saber ler o comportamento do cão no livro citado acima). 

 

Cada cão tem sua forma de responder aos estímulos de aprendizagem. Um cão DOMINANTE responderá com dominância. O que é adequado saber é o estilo comportamental do seu cão.

 

Outro detalhe, é saber qual a melhor ferramenta para ensinar. Um ponto bem interessante é usar a GUIA-HALTY. Após vinte anos de testes e estudos, criamos uma GUIA-HALTY extremamente funcional e que pode ser utilizado em todas as raças, idades e estilos comportamentais. O que diferencia é o tempo de uso e a resposta que o cão dará.

 

O QUE VOCÊ NÃO PODE FAZER:

 

  • Não comece um ensino sem acostumar o cão com o material;
  • Não comece em locais movimentados: praças, ruas com fluxo intenso, parques etc...
  • Não utilize recompensas comestíveis se quer ensinar seu cão a passear, isso pode deslocar a atenção para o olfato e gustação e não para o movimento corporal que você quer;
  • Não force o aprendizado. A aprendizagem é natural, espontânea e sem esforço;
  • Não estabeleça tempo de aula, nem uma data específica para ficar pronto. O cão funciona com um padrão não linear de causa e efeito, isso torna o adestramento imprevisível.
  • Não desista cedo demais. Um dos meus mentores em Adestramento, Alaor Turra sempre me falou que quando você pensa em desistir do cão, no momento seguinte ele obedecerá. Portanto, não desista.
  • Não confunda o cão treinando várias coisas ao mesmo tempo. A regra é UM COMPORTAMENTO ESPECÍFICO EM CADA TREINO.
  • Não confie que o exercício está pronto cedo demais. Até formar um caminho neural leva tempo. São ações consistentes e diárias e não duas vezes por semana.

 

 

 

O QUE VOCÊ PRECISA FAZER:

 

  • Estabeleça o que de fato você quer do seu cão. Escreva o que quer que seu cão faça;
  • Escreva uma lista de comportamentos que não quer e que não irá aceitar;
  • Aprenda a diferenciar entre exercícios em movimento e estáticos;
  • Aprenda a diferença entre obediência e aprendizagem. Um leva ao outro.
  • Reserve um tempo diariamente para treinar seu cão. Este é um ponto muito importante, pois a maioria das pessoas não quer fazer absolutamente nada, só quer os benefícios do trabalho dos outros. Então seja responsável pelo bom comportamento do seu cão.
  • Esteja pronto para corrigir os desvios comportamentais quando começar a passear em locais movimentados. A maioria dos treinadores de fim de semana, não sabem corrigir uma má conduta, só sabem vender que a vida é bela e que seu cão nunca terá um desvio comportamental. Quando os desvios se apresentam inventam milhares de desculpas para a má conduta, enquanto ignoram os corretivos que realmente são as soluções. Corrigir  não é abusar do cão. É explicar que você não aceita esta conduta. 
  • Lembre-se que os treinadores de fim de semana estão apenas fazendo uma renda extra, portanto contrate um profissional e não um "adestrador" que está fazendo um $$$ extra, se for o caso.
  • Por último, baixe gratuitamente as DIRETRIZES PARA A PROVA INTERNACIONAL DO CÃO DE UTILIDADE - IPO. Nestas DIRETRIZES, você encontrará informações bem específicas que a maioria dos "treinadores positivistas de fim de semana" ignoram. E quando você começar a leitura, perceberá de imediato a razão de ignorarem. Exige esforço, e a maioria deles não querem se esforçar, querem ganhar o dinheiro extra apenas falando coisas lindas e maravilhosas para donos desinformados.